top of page

Objectivos

COMPETIÇÃO PARA A SUPERAÇÃO

 

Este site contém um conjunto de posters dedicados a cada uma das seguintes categorias: Modalidades Desportivas, com e sem representação nos Jogos Paralímpicos e Surdolímpicos. Estes trabalhos foram realizados por estudantes do 2º ano no âmbito da cadeira de Sociologia do Desporto.

Os estudantes realizaram, para o efeito, um inquérito a atletas paralímpicos sob a forma de histórias de vida e de entrevistas.Para além dos atletas, foram também analisadas as respectivas associações e federações às quais pertencem.

Temos como meta questionar os motivos / factores que impedem a junção de atletas com e sem deficiência num mesmo evento Olímpico. As principais variáveis em análise são a tecnologia de suporte à competição e as categorias de classificação dos atletas para a competição.

Partimos de pressupostos que também questionamos:

  1. Os atletas com deficiência quando se dedicam ao desporto de alta competição têm como principal intuito a sua superação, a negação dos limites da natureza humana, tal como os atletas sem deficiência.

  2. Num primeiro momento, de divulgação e incremento da prática desportiva por parte da população com deficiência, entende-se a criação de um evento autónomo – Jogos Paralímpicos – para a própria comunidade dar conta de si e das suas singularidades face aos demais atletas Olímpicos. Num segundo momento, ora via tecnologia, criando adaptações que os integram nas diferentes modalidades, ora via segregação, criando um desporto à sua medida (o caso do Boccia e do Goalball) há que refletir sobre a transição para um único evento – Jogos Olímpicos para todos. Oscar Pistorius revolucionou o modo de olhar para os atletas com deficiência: um homem sem pernas torna-se uma ameaça à homens com pernas nas corridas de velocidade, de tal modo que se iniciaram estudos para demonstrar as suas vantagens para impedir a sua inclusão na competição olímpica.

  3. Os Jogos são um fenómeno desportivo mediático e, por isso mesmo, muito exigentes ao nível do espectáculo que oferecem. Homens e mulheres que atingem marcas e batem recordes que põem em causa a sua, ler nossa, humanidade. A espetacularidade é indispensável ao sucesso mediático bem como o risco e a dificuldade inerentes ao feito. Aqui fica o trailer de um filme para melhor entendermos este argumento.

  4. O desenvolvimento das várias modalidades passa mais pela caracterização da população com deficiência em cada comunidade e acção local de promoção da atividade desportiva – nomeadamente a partir de figuras exemplares desses locais ligadas a determinadas modalidades – do que da criação de uma estrutura burocrática – criação de associações para cada modalidade – sem haver atletas que o justifiquem.

Aqui fica um vídeo que dá entusiasmo e alento a esta reflexão.

 

bottom of page